PUBLICIDADE
Notícias

Jornalista americano Gary Neeleman visita O POVO

11:59 | 31/05/2013
NULL
NULL

O jornalista americano e cônsul honorário do Brasil em Salt Lake City (EUA), Gary Neeleman, e sua esposa, Rose Neeleman, visitaram nesta sexta-feira, 31, a sede do Grupo de Comunicação O POVO. Acompanhado do cineasta Wolney Oliveira, o casal foi recebido pelo jornalista Plínio Bortolotti.

Gary Neeleman veio ao País para visitar familiares (ele é pai de David Neeleman, fundador e CEO da companhia aérea Azul), além de divulgar seu novo livro que será lançado em breve, "Soldados da Borracha: O Exército Esquecido que salvou a Segunda Guerra Mundial", que narra histórias de brasileiros que durante a Segunda Guerra Mundial foram para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos.

O jornalista utilizou matérias do banco de dados do O POVO como fonte de pesquisa para o livro, que levou cerca de cinco anos para escrever e traz documentos históricos tratando do acordo firmado entre o então presidente Getulio Vargas e o presidente americano Franklin Roosevelt.

Neeleman disse ser um admirador do Brasil e suas histórias desde quando atuou como correspondente internacional da United Press International, a UPI, em São Paulo, durante dez anos. "Fiquei fascinado pelas hitórias do Brasil nunca contadas". Ele e Rose pesquisam relações históricas entre o Brasil e os Estados Unidos.

Trilogia

Soldados da Borracha faz parte da trilogia de livros sobre a relação entre os dois países desde o fim da Guerra Civil até a Segunda Guerra Mundial. O primeiro livro foi "Trilhos na Selva: o dia a dia dos trabalhadores da Ferrovia Madeira Mamoré", lançado em 2011. O segundo título, a ser lançado, fala da saga dos confederados americanos que migraram para o Brasil após perder a Guerra Civil Americana (também conhecida como Guerra de Secessão), "The Stars and Bars Beneath the Southern Cross: The Migration Confederate to Brasil".

Gary Neeleman publicou um único romance, Farewell my South (Bantam, 1985), que narra a história de um casal de sulistas recomeçando a vida no Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS