PUBLICIDADE
Notícias

Hemoce pede doação de tipos sanguíneo O+ e O-

10:30 | 13/05/2013
NULL
NULL
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) pede doação de tipos sanguíneo O%2b e O-. Segundo o Hemoce, o banco de sangue sofreu uma queda preocupante nos últimos dias. São necessárias 250 doações diárias, mas ultimamente o número de doações tem variado entre 90 e 100 doações por dia.

De acordo com o Hemoce, a situação se agrava com o período chuvoso, quando a frequência de doações diminui, pois muitos doadores adoecem com gripes, viroses e até mesmo a dengue, impossibilitando assim a doação. Outra dificuldade enfrentada é o deslocamento até o Hemoce. Mesmo com as coletas itinerantes, o estoque de sangue do hemocentro vem apresentando uma queda diária.

Atualmente, o Hemoce assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 Agências Transfusionais.

Para doar

Para doar sangue, basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com o consentimento do responsável legal. Para tanto, em toda a hemorrede está disponível um Termo de Consentimento que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

Onde doar

- Hemocentro Coordenador - Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, de 8h às 16h.

- Posto de Coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF): Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h30min.

- Unidade Móvel do Hemoce: realiza coletas externas de segunda a sábado. Para conhecer a programação da semana, acesse o site www.hemoce.ce.gov.br ou acompanhe nas redes sociais (Twitter: @Hemoce e Facebook: Hemoce (Oficial) ).
Redação O POVO Online

TAGS