PUBLICIDADE
Notícias

Faculdade de Direito da UFC destaca-se em 5º lugar no exame nacional da OAB

19:43 | 26/04/2013
NULL
NULL

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou o quinto (5º) lugar no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ranking, obtido entre instituições de ensino superior públicas e privadas, refere-se ao maior número de aprovados entre os inscritos de cada faculdade no IX Exame de Ordem Unificado. Em primeiro lugar, ficou a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.

Dos 114.763 candidatos que participaram do exame em todo Brasil, somente 10% (11.820) obtiveram êxito. A UFC inscreveu 118 estudantes do 9º e 10º semestres do curso e atingiu aprovação de 63,79% (74) dos alunos. Os resultados divulgados nesta quinta-feira, 25, pela OAB levam em consideração as instituições de ensino que tiveram um mínimo de 20 candidatos inscritos.

Diretor da Faculdade de Direito da UFC desde 2011, Cândido Albuquerque atribui o sucesso do curso à preocupação constante de manter a faculdade sempre em sintonia com o seu tempo. "Somos uma senhora de 110 anos dinâmica e atualizada. Possuimos uma equipe de cinco professores estruturantes, responsáveis por uma constante atualização. Criamos disciplinas, grupos de estudos, projetos de extensão.  Temos uma biblioteca também bem atualizada e nossos estudantes contam com a melhor estrutura para estudar, com todas as salas climatizadas e professores preocupados com uma formação de alto nível", enumera professor Cândido.

Professor Cândido acrescenta ainda que a média de colocação da UFC nos nove exames - de 2010 para cá, quando o exame tornou-se unificado para todo o Brasil - é de 4º lugar. "Já chegamos a atingir 80% de alunos aprovados na prova", diz.

Na relação das 50 faculdades brasileiras que mais aprovaram no IX exame da OAB pelo número de escritos, além da UFC, somente uma outra faculdade cearense aparece na  lista. Trata-se da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Ela aparece em 49º lugar, com 36, 14% de aprovação.

Saiba Mais

A Faculdade de  Direito da UFC foi a primeira do Brasil, fundada em 1º de março de 1903. Atualmente, possui cerca de 1300 estudantes. Todos os semestres, formam-se de  80 a 100 bacharéis em Direito. Hoje, o Brasil possui 1.220 cursos de Direito.

O exame da OAB é obrigatório a todos os profissionais que desejam advogar, de acordo com o professor Cândido. Ele é realizado de duas a três vezes por ano, desde 2010, quando se decidiu pelo teste nacional. Em anos anteriores,  cada secção estadual realizava o exame separadamente.

Ranking

1 -  Universidade de São Paulo (USP) / Ribeirão Preto:  76% de  aprovação

2 - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): 75,28% de aprovação

3 - Universidade do Estado da Bahia (UNEB):  69,57% de aprovação

4 - Universidade de São Paulo (USP) / São Paulo: 64,42%  de aprovação

5 - Universidade Federal do Ceará (UFC):  63,79%  

Redação O POVO Online 

 

 

TAGS