PUBLICIDADE
Notícias

Previsão para dia de São José é de chuvas isoladas no Ceará

A Funceme diz que, apesar da crença de que se chover em 19 de março, o período chuvoso será bom, do ponto de vista científico, não há relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa.

13:57 | 18/03/2013

A previsão metereológica para o Ceará nesta terça-feira, 19, dia de São José, é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais regiões há possibilidade de chuvas isoladas, com menor intensidade.

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações serão causadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que vem provocando chuvas desde o último sábado e tende a se manter atuando nos próximos três dias.


Leia também: O que funciona e o que não funciona no feriado de São José

A atuação do Vórtice não é tão comum para esta época do ano. Esse sistema atua, normalmente, na pré-estação chuvosa do Ceará (dezembro e janeiro). O principal sistema causador de precipitações no período chuvoso (fevereiro, março, abril e maio) é a Zona de Convergência Intertropical, que está distanciada do Estado, pois as condições de temperatura do Atlântico estão desfavoráveis.

Para a Funceme, mesmo com os registros de chuva desta semana, o prognóstico para a estação chuvosa de 2013 no Ceará é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média até maio.

Chuva no dia de São José
Apesar da crença popular cearense de que se chover no dia 19 de março, o período chuvoso será bom, a Funceme diz que, do ponto de vista científico, não há qualquer relação entre as precipitações nesta data e a qualidade da estação chuvosa. "Há registros de anos em que choveu no dia de São José e a quadra chuvosa ficou abaixo da média, assim como o inverso", diz Fundação.

Nas últimas 24h
Choveu em 42 municípios do Ceará de domingo, 17, até às 10h25min desta segunda-feira, 18, segundo a Funceme. A chuva mais forte ocorreu com índice de 28mm, no município de Acaraú, a 255,1 km de Fortaleza.

Redação O POVO Online

TAGS