PUBLICIDADE
Notícias

Nova inspeção no Hospital Regional de Sobral será realizada em regime de urgência

A autorização da visita técnica foi aprovada nesta terça-feira, 5, durante a sessão do Pleno

17:44 | 05/03/2013
NULL
NULL
Uma nova inspeção deve ser realizada, em regime de urgência, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza. A autorização da visita técnica foi aprovada nesta terça-feira, 5, durante a sessão do Pleno.

De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante a inspeção, será verificada a compatibilidade dos reparos das marquises. Além disto, será realizada vistoria em todas as instalações físicas no que se refere à adequação construtiva e termo de recebimento do Hospital quando concluídas as obras.

Primeiro relatório
O Relatório de Inspeção, elaborado pela 11ª Inspetoria de Controle Externo do TCE-CE, em exame preliminar, destacou como causa do desabamento da marquise no HRN de Sobral a fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) no mesmo sentido da marquise, gerando “desgaste dos furos (aumento) no concreto provocado pelos movimentos próprios das estruturas em balanço, diminuindo a força de atrito entre o concreto e os chumbadores”, ocasionando, por consequência, o “arrancamento dos chumbadores metálicos e ruína da marquise”.

De acordo com os analistas do TCE-CE, o problema no Hospital deveu-se, principalmente, à "execução defeituosa de fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) por parte do contratado Consórcio MARQUISE / EIT".

O caso
No último dia 17 de fevereiro, um domingo, uma das marquises do HRN desabou, durante reparo de avarias provocadas pelas chuvas da véspera. Um trabalhador ficou ferido. O equipamento havia sido inaugurado um mês antes, com show de Ivete Sangalo que também é alvo de questionamento no mesmo tribunal. No entanto, o hospital só deve funcionar plenamente em maio deste ano.
Redação O POVO Online

TAGS