PUBLICIDADE
Notícias

Estátua de Iracema volta a sofrer com ato de vandalismo

Desta vez, o monumento localizado na Praia de Iracema foi pichado com tinta preta na parte de trás, neste útimo fim de semana

11:39 | 18/03/2013
NULL
NULL

A estátua de Iracema voltou a ser alvo de vandalismo. Desta vez, o monumento localizado na Praia de Iracema foi pichado com tinta preta na parte de trás, neste útimo fim de semana. A denúncia foi feita neste domingo, 17, por um leitor do Blog do Eliomar.

De acordo com informações da Secretaria Executiva Regional (SER) II, responsável pela estátua conhecida por "Iracema Guardiã", a limpeza do monumento será realizada no prazo máximo de 24 horas. Ainda segundo a SER II, a última restauração deste patrimônio ocorreu em outubro de 2012.

"O pior é que a 200 metros da estátua tem um trailer da Guarda Municipal, que saiu do Estoril e agora está instalado na entrada do espigão da João Cordeiro", disse Wellington Sena, leitor do Blog do Eliomar.

A SER II informou ao O POVO Online que a Guarda Municipal atua em três turnos e que é impossível evitar todas as pichações. "São três guardas em cada turno: das 6h às 14 horas, das 14h às 22 horas e das 22h às 6 horas. No entanto, mesmo estando presente 24 horas por dia, na Praia de Iracema, não é possível evitar todas as pichações, pois os autores desse tipo de crime agem muito rapidamente, se aproveitando de momentos nos quais os guardas estão em outro ponto da praia", disse em nota.

Segundo matérias do O POVO, o equipamento já foi alvo de vândalos em outras ocasiões. Na primeira vez, dezembro de 1996, o arco da índia foi furtado dias após a inauguração do monumento. Naquela época, o equipamento demorou dois anos para ser restaurado pela Prefeitura. A segunda vez que a estátua foi alvo de vândalos ocorreu em junho de 2001. O arco da alencarina foi novamente furtado, sendo recuperado uma semana depois. Ano passado, voltou a sofrer com a ação de vândalos e da maresia. A estátua da índia perdeu as mãos e o arco no qual se apoiava.

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

"O vandalismo só pode ser evitado por meio da educação das pessoas, cultivando nelas o sentimento de pertença à cidade, levando-as a zelar pelo patrimônio público, ao invés de danificá-lo", completou a SER II, que terminou a nota alertando a população para que denuncie os casos de vandalismo no momento em que eles acontecem, por meio do número 190.

Iracema Guardiã

A estátua da Iracema Guardiã é confeccionada em fibra de vidro e bronze, mede seis metros de altura e tem dois metros de base. O monumento foi idealizado pelo artista plástico Zenon Barreto, em 1965, e demorou 31 anos para ganhar as ruas. Atualmente, Fortaleza conta com cinco representações da índia espalhadas pela cidade.

Redação O POVO Online

TAGS