PUBLICIDADE
Notícias

Especial Dia da Mulher: Eles contam o que fariam se fossem Elas

09:37 | 08/03/2013
NULL
NULL

Para celebrar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, O POVO convidou nove homens para trocar de lado na escrita em homenagem às mulheres.

Confira o resultado:

1 – “Quem seria eu se mulher fosse?”, por Guálter Jorge:
“A busca pela melhor resposta me obrigou, nos últimos dias, a ampliar o olhar crítico sobre o que é possível entender como intrínseco à alma feminina.”

2 – "É que eu queria ser mãe (ou quero, não sei)”, por Danilo Castro
“Quando digo convicto que posso o que eu quiser, é porque não posso. Protegido pela criatividade que me brota, vou ostentando-me como um mito inenarrável, acreditando que tudo é possível porque é bonito forjar um mundo novo e poder compreendê-lo.”

3 – “Ora seria de Chico, ora de Martinho. Seria de todas as cores. E de muitos amores.”, por Jocélio Leal:

“Fosse mulher resolveria isso fácil. Classificaria os homens em três categorias: cama, mesa e banho. Ou melhor, Banho não precisa. Melhor tomar sozinha.”

4 – “Como ficaria a calvície?”, por Henrique Araújo:
“Embora não veja com tanta simpatia a ideia de habitar um corpo periodicamente varrido por tempestades hormonais, cobriu-me de alegria a possibilidade de que a relação beligerante com a calva pudesse encontrar, nessa fictícia transposição, se não um termo definitivo, ao menos um paliativo.”

5 - “Seria uma negona”, por Cláudio Ribeiro:
“Como bem debateram ainda ontem “minhas amigas” Felipe Araújo e Demitri Túlio, enquanto também suavam sobre suas personas femininas, falar disso é mesmo correr sobre uma linha bem perigosa.”

6 – “Afinal de contas, o que diferencia, nós, mulheres, do resto da humanidade?”, por Émerson Maranhão:
“Morro de rir quando leio estes textos em homenagem ao Dia da Mulher. PQP! Ô efemeridezinha equivocada esta. Uma celebração descaradamente machista, para dizer o mínimo.”

7 – “Fiquei pensando: se eu fosse mulher, adolescente e grávida?”, por Demitri Túlio:

“Pensei em ser Poliana, uma secretária da Redação que na semana passada ganhou e perdeu tudo numa quinta-feira para não esquecer.”

8 – “Amanheceria todos os dias como Clarice Lispector”, por Guilherme Sampaio:
“E antes de dormir, como me ensinou a Tia Léa, pediria a Nossa Senhora a proteção de seu manto sagrado e agradeceria, em plenitude, a presença benfazeja de todas as mulheres nesse mundo.”

9 – “Seria talvez as mulheres em Chico Buarque”, por Felipe Araújo:
“Se eu fosse mulher, queria ser, talvez, o feminino em Gil, a porção melhor que trago em mim agora. E desde sempre. Aprendendo a beijar outros homens como beijo meu pai; e amando outras mulheres como amo minha mãe.”

10 – “Se eu fosse mulher queria ter nascido Alice”, por Alberto Bial:
“Admiração pela beleza que existe em toda mulher. Beleza física nos atributos de seus contornos, e seus seios e quadris que as diferenciam dos homens. E também pelas conquistas através dos tempos, mudando a moral e a cultura que as deixavam submissas.”

Redação O POVO Online

TAGS