PUBLICIDADE
Notícias

Briga entre facções rivais deixa sete presos mortos e 13 feridos em presídio

06:40 | 11/03/2013

Atualizada e corrigida às 13h43min

Sete presos morreram e 13 ficaram feridos durante uma briga entre facções rivais na madrugada desta segunda-feira, 11, na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), tudo começou por volta de 0h15min, com uma briga envolvendo dois presos quando da visita neste domingo.

De acordo com a Sejus, a briga dos internos ocorreu no Pavilhão 1. Eles teriam descumprido uma das regras da cadeia criada por eles próprios, o de "respeitar o dia de visitas". O detento Carlos Pitombeira da Silva, 21 anos, teria sido lesionado pelos outros presos em frente aos seus familiares. Depois, em retaliação, foi iniciado um motim, o que irrompeu o problema e gerou brigas entre grupos.

De acordo com o major Teófilo Gomes, do Comando do Policiamento da Capital (CPC), policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (CPG), agentes penitenciários da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) e do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) foram ao local para controlar a briga.

Para evitar a intervenção dos policiais, segundo o major, os presos acabaram ateando fogo nos colchões. Muitos morreram queimados e outros asfixiados pela fumaça.

13 detentos feridos foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Destes, três foram liberados. Dez permanecem internados com queimaduras graves no Centro de Tratamento de Queimados do hospital. O plantonista desta segunda-feira do IJF-Centro, Francisco das Chagas, informou que alguns estão com 40% do corpo queimado.

Ainda de acordo com a Sejus, dos sete mortos, apenas cinco foram idenficados até o momento. São eles: Antônio Maurício dos Santos Aguiar, Benedito Freitas Vieira, Jonathan de Oliveira Albuquerque, José Reinaldo de Lima e Paulo Roberto Pinto de Oliveira.

O detento Carlos Pitombeira da Silva, que foi lesionado durante a visita do domingo, encontra-se em isolamento na CPPL I e passa bem. 

Redação O POVO Online

TAGS