PUBLICIDADE
Notícias

Após decisão da Justiça, Estado libera R$ 500 mil para transplante de medula da menina Cecília

18:53 | 08/03/2013
NULL
NULL

Alívio para a família da pequena Ana Cecília, de 4 anos. O Governo do Estado vai disponibilizar R$ 500 mil para financiar os custos da cirurgia de transplante de medula óssea da menina, diagnosticada com leucemia desde junho de 2011. A liberação do recurso foi anunciada nesta sexta-feira, 8, pela Secretaria de Saúde do Estado, após decisão da Justiça. A quantia foi calculada pelo hospital onde será feita a intervenção, o Albert Einstein, em São Paulo. Os pais da criança, Italo Malveira e Juliana Nobre, haviam entrado com liminar pedindo a liberação do valor.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o valor será depositado na conta do Hospital. Segundo o pai da garota, Italo Malveira, após uma nova bateria de exames, uma data para a cirurgia será definida. "A única pendência é que o valor seja aprovado pelo setor jurídico do hospital, o que será feito na segunda-feira, 11", disse Ítalo.

Uma campanha foi feita nas redes sociais para arrecadar fundos para a cirurgia que ainda não é feita no Ceará, o valor arrecado, porém, não foi o suficiente. A doadora de Ana Cecília será Letícia, sua irmã de sete anos.

Entenda a notícia

Em junho de 2011, os pais de Ana Cecília constataram um tumor em sua filha, que depois evoluiu e transformou-se em câncer de medula. Desde então, os pais de Cecília lutam pela regressão da doença. Ao descobrirem, em agosto de 2012, que a filha precisaria de um transplante de medula alogênico, quando existe um doador compatível, eles se mudaram para São Paulo, onde o tratamento e a cirurgia poderiam ser feitos.

Em dezembro do ano passado, Cecília sofreu uma piora e a cirurgia teria que ser feita com urgência, o que não era possível na Rede Pública devido à fila de espera. Foi então que o casal iniciou uma campanha na rede social Facebook para ajudar a arrecadar fundos para o transplante. Sem o sucesso esperado, os pais apelaram entrando com uma ação na Justiça exigindo que o Governo do Estado custeasse a cirurgia. O resultado favorável saiu na última sexta-feira, 1º, e a expectativa é de que Cecília seja operada na próxima terça-feira, 12.

TAGS