PUBLICIDADE
Notícias

Acúmulo de algas provoca mancha escura no mar da Praia do Futuro em Fortaleza

17:35 | 06/03/2013
NULL
NULL

A mancha escura que pode ser vista no mar da Praia do Futuro, em Fortaleza, é causada pelo acúmulo de algas no local, de acordo com Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Fedral do Ceará (UFC).

O fenômeno natural que ocorre durante todo o ano em várias praias do mundo, em Fortaleza mais frequentemente no primeiro semestre, se caracteriza pela acumulação na superfície da água de pequenas algas, vistas somente no microscópio e que deixam a água com coloração marrom.

Essas microalgas, que normalmente ficam no fundo do mar, são trazidas para cima pela energia das ondas, ventos e chuva, entre outros fatores, explica o chefe do laboratório de plâncton do Labomar, Marcelo de Oliveira Soares.

Apesar da associação da cor escura da água com a poluição, Marcelo assegura que o fenômeno não oferece riscos à saúde dos banhistas. “Não existem espécies tóxicas”, afirma.

Para os pescadores as microalgas são benéficas, já que atraem para a superfície peixes em busca de alimento.

Entretanto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) alerta as pessoas para que evitem as áreas com a mancha, pois nela podem estar alojados outros tipos de microrganismos que causam danos à pele.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online
com informações da repórter Mariana Lazari

TAGS