PUBLICIDADE
Notícias

Defesa Civil alerta para possibilidade de fortes chuvas nas regiões Centro e Norte do Ceará

A intensidade e localização das chuvas serão previstas apenas com algumas horas de antecedência, com a utilização de radares meteorológicos.

15:38 | 19/02/2013

As regiões Centro e Norte do Ceará podem ter chuvas moderadas a fortes, nesta terça-feira, 19, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. As informações são do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e de Desastres (Cenad). Segundo o órgão, a intensidade e localização das chuvas serão previstas apenas com algumas horas de antecedência, com a utilização de radares meteorológicos.

Até 15h35min desta terça-feira, havia chovido em 135 cidades do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior precipitação (80mm), foi registrada no município de Ibiapina, a 319 quilômetros da Capital.

Em Fortaleza, a chuva foi de 24 mm. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) diz que não há registro de semáforos apagados ou alagamentos que compliquem o tráfego.

Em risco de inundações
A Defesa Civil orienta para que os moradores dos locais onde houver inundação, avisem imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (fone 190, em Fortaleza) sobre as áreas afetadas e solicitem o auxílio. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (fone 199) também pode ser acionada para prestar apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.

Em risco de deslizamento
A orientação também serve para que a população fique atenta aos riscos de deslizamentos. A Defesa Civil diz que forem observadas fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, deve-se sair do local imediatamente e realizar o mesmo procedimento dos riscos de inundações.

Redação O POVO Online

TAGS