PUBLICIDADE
Notícias

Coelce e Corpo de Bombeiros realizam simulação de situações de risco com energia elétrica

18:43 | 05/02/2013

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) vai realizar nesta quarta-feira, 6, às 9h30min no Senai da barra do Ceará, simulação de situações de risco comuns nesse período de carnaval que envolvem a rede elétrica. Na simulação, eletricistas e engenheiros da Coelce em parceria com o Corpo de Bombeiros darão orientações sobre o uso seguro da energia, mostrando a forma correta de prestar os primeiros socorros em caso de acidente com a rede elétrica.

Postes, trio elétrico, andaimes para montagem de palco, viaturas da Coelce e dos bombeiros serão utilizados na simulação, que contará com a participação de técnicos de segurança e profissionais da saúde.

A simulação tem o objetivo de demonstrar aos foliões, por meio de simulação que se aproxime ao máximo da realidade, como lidar de forma segura com a energia.

Cuidados durante a folia


- Não suba em veículos com paredões de som. Além de uma queda, que pode ser fatal, existe o risco de tocar em fios da rede elétrica que estejam próximos e sofrer um choque. É importante ter cuidado ao dançar sobre trios elétricos que estejam próximos da rede elétrica.

- Tenha cuidado ao andar com os pés descalços e corpo molhado, pois o risco de choque é alto, já que a água é um bom condutor de energia elétrica.

- Fique atento a tudo que precise de energia elétrica para funcionar, como ventilador, geladeira, microondas, forno elétrico, aparelho de som, sanduicheira.

- Não Sobrecarregue o "T" (benjamim). Ele concentra em um único ponto intensidade de correntes elevadas, que podem provocar aquecimento, causando princípio de incêndio. O uso do "T" também aumenta o consumo de energia.

- Não suba em andaimes, palcos ou estruturas metálicas embaixo ou próximo à rede elétrica. O contato direto com um único fio pode causar um grave acidente.
Não faça qualquer tipo de improviso com instalações elétricas e nem deixe objetos sobre a rede elétrica. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia e causando acidentes.

Cuidados antes da viagem

- É recomendável desligar da tomada todos os aparelhos da residência, escritório ou comércio. Esse cuidado pode evitar curtos-circuitos e incêndios, além de economizar energia, já que muitos costumam ficar no modo "stand by".


Serviço:
Simulação da Coelce e do Corpo de Bombeiros sobre situações de risco durante o carnaval
Data: Quarta-feira, 15, às 9h30
Local: Senai da Barra do Ceará, avenida Francisco Sá, 7.221

 

Redação O POVO Online

TAGS