PUBLICIDADE
Notícias

Ceará e Piauí iniciam estudo para determinar limites interestaduais

18:48 | 19/02/2013
Técnicos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) iniciam na próxima quarta-feira, 20, levantamento para identificar, reconhecer e delimitar a divisa entre os estados do Ceará e Piauí, numa faixa de terras da Serra da Ibiapaba com extensão norte-sul aproximada de 425 quilômetros e que envolve 13 municípios cearenses e nove piauienses.

O trabalho em campo, que deve se estender até oito de março, conta ainda com a participação de integrantes da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

A coordenação geral dos trabalhos é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Diretoria de Geociências.

O levantamento tem como objetivo subsidiar o IBGE de informações para que a União resolva o conflito de limites geográficos entre o Ceará e Piauí. Para isso serão realizadas atividades de análise em gabinete do material cartográfico e do descritivo da divisa, além de inspeções e levantamento de informações em campo.

O estudo deve colaborar também na Ação Cível Originária impetrada pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí sobre a questão dos limites com o Ceará. A parte jurídica dessa ação está sob a responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE), porém, a questão técnica é do Ipece, órgão responsável no Ceará pela divisão político-administrativa.

O trabalho de campo pela equipe do Ipece – chamado de projeto piloto – compreende uma área de aproximadamente 30 quilômetros, entre os municípios de Poranga e Padro II. A meta, no entanto, é identificar, reconhecer e delimitar cerca de 425 quilômetros, envolvendo, no Ceará, os municípios Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Redação O POVO Online

TAGS