PUBLICIDADE
Notícias

Bispo do Crato diz que Bento XVI queria mais pressa na reabilitação de Padre Cícero

12:12 | 11/02/2013
O bispo da diocese do Crato (no Ceará), dom Fernando Panico, afirma que o papa Bento XVI foi o pontífice que “mais se interessou pelas questões da paróquia de Juazeiro o Norte e as romarias que reúnem 2,5 milhões de romeiros todos os anos”. De acordo com dom Fernando, foi o cardeal alemão que o “incentivou a estudar e iniciar o processo de reabilitação das ordens do padre Cícero Romão Batista”.

“Pena”, segundo dom Fernando, que a reabilitação de Padre Cícero não se dará pelas mãos de Beto XVI que renunciou ao cargo de papa da igreja Católica na manhã desta segunda-feira e Carnaval. “Ele se mostrava incomodado com a lentidão do processo e prometeu, num encontro no Vaticano, que ia acelerar a reabilitação”.

Dom Fernando Panico avalia que o papa Bento XVI é responsável pela abertura da Igreja Católica para a pós-modernidade. Foi ele, segundo o religioso, que continuou a missão “profética” de João Paulo II quando iniciou a chamada “modernização da igreja”.

Bento XVI, de acordo com dom Fernando, “fez dialogar cultura, razão e fé” entre o mundo e o catolicismo. Fez dialogar conceitos que, aparentemente, são antagônicos ou estão colocados em campos de oposição. Ele, segundo dom Fernando, é o papa da “heroica resistência ao relativismo”

O atual papa, que anunciou sua renúncia nesta segunda-feira de Carnaval, é considerado por dom Fernando Panico o pontífice “que mostrou ao mundo caduco que a igreja Católica é jovem”. Sua presença era esperada para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho deste ano no Rio de Janeiro. “Quem sabe ele estará aqui?”.

De acordo com dom Fernando Panico, a atitude de Bento XVI ter renunciado não é sinal de “fracasso ou fragilidade”. Segundo o bispo da região do Cariri, o ato que surpreendeu o mundo pode ser considerado um “ato heroico, um ato de humildade em reconhecer que não reúne forças físicas para continuar” no comando da igreja. “Se formos analisar um de seus livros, alguns textos e discursos, Bento XVI já vinha preparando a igreja para uma renúncia”.
Demitri Túlio
demitri@opovo.com.br

TAGS