PUBLICIDADE
Notícias

50 paredões são apreendidos durante Pré-Carnaval e Carnaval de Fortaleza

15:32 | 14/02/2013

Cinquenta paredões de som foram apreendidos durante o Pré-Carnaval e o Carnaval 2013 de Fortaleza, segundo a coordenadora da equipe de controle de poluição sonora da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Astrid Câmara. Do total apreendido, 45 foram no Pré e cinco no Carnaval.

De acordo com Astrid Câmara, as apreensões no Carnaval foram registradas nos bairros Presidente Kennedy, Cristo Redentor, Álvaro Weyne e Barra do Ceará. Já no Pré, o maior número de apreensões foi na Praia de Iracema e no Lago Jacareí.

"Só no primeiro fim de semana do Pré-Carnaval, foram apreendidos 11 paredões no Lago Jacareí", disse Astrid, que ressaltou ter sido realizada ação preventiva no local e, assim, nos fins de semana posteriores às apreensões não foram registradas denúncias de poluição sonora na região.

Ainda segundo Astrid, a multa pode variar de R$ 850,80 a R$ 8.508,00, dependendo do porte do equipamento e do dano causado. O proprietário recebe um documento chamado Auto de Constatação e deve comparecer à secretaria dentro de cinco dias úteis e pode fazer uma defesa.

Há ainda a possibilidade de o proprietário assinar um termo de compromisso e pagar uma medida compensatória a ser determinada pelo Município e depositada no Fundo de Defesa do Meio Ambiente (Fundema). Caso o proprietário do equipamento não compareça à Secretaria em 60 dias, o paredão é doado. No entanto, lembra Astrid, a multa vai continuar existindo e o processo vai tramitar de maneira normal.

O POVO Online realizou reportagem sobre poluição sonora em Fortaleza, na série A Cidade é Nossa. Confira!

Redação O POVO Online

TAGS