Participamos do

Interdição do IPPS deve ser concluída em até 10 meses, determina Juiz

19:29 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O juiz titular da 1ª Vara de Execução Penal e corregedor de presídios, Luiz Bessa Neto, determinou, nesta terça-feira, 15, que a interdição do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Município de Aquiraz, a 32,3 km de Fortaleza, seja concluída em até dez meses.

A interdição gradual do presídio foi iniciada em 3 de março de 2010, por ordem do magistrado, que considerou a estrutura do prédio deficiente para abrigar os 1.116 presos. Na ocasião, foi estabelecido que a unidade não poderia receber novos detentos, devendo ser desativada em até dois anos.

De acordo com o juiz, o prazo teve de ser ampliado por conta de situações emergenciais, como a transferência de 98 internos para o IPPS, após motim na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, de Pacatuba, em julho de 2012, além de atrasos na construção das novas unidades em favor da estrutura carcerária.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na decisão desta terça, o corregedor estabeleceu que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) deverá se responsabilizar pela gestão dos 484 internos remanescentes. Já os internos que foram transferidos da Penitenciária de Pacatuba e ainda permanecem no IPPS deverão retornar à unidade logo que sejam concluídos os trabalhos de recuperação que estão em andamento.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE) informou ao O POVO Online que não recebeu a determinação oficial do juiz, mas que o Estado cumprirá a decisão dentro do prazo determinado.

Redação O POVO Online

Com informações do Tribunal de Justiçado do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente