Participamos do

Fotógrafo cearense registra imagens de pássaro raro

18:05 | Jan. 04, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O fotógrafo cearense Ciro Albano registrou imagens de uma espécie de pássaro ameaçada de extinção, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei). As fotos foram feitas em dezembro de 2012, em uma reserva no município de Vargem Alta, no Espírito Santo, hábitat da ave.

A ideia de fotografar a espécie partiu de Ciro, que também é biológo e guia de observadores/fotógrafos estrangeiros. Além do cearense, participaram da expedição um casal inglês e o fotógrafo capixaba Gustavo Magnago, especializado nas espécies da região.

[FOTO2]

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 

 

 

Em conversa com O POVO Online, Ciro disse que essa foi a primeira vez que a ave foi fotografada de perto. Ainda segundo o fotógrafo, a saíra-apunhalada estava há cerca de 2,5 anos sem ser vista por pesquisadores na área. Agora, ele espera que as imagens sensibilizem o governo e a sociedade sobre a extinção da espécie.

Assista ao vídeo que mostra  a espécie na natureza:

[VIDEO1]

Saíra-apunhalada
A ave tem esse nome por causa da mancha vermelho no pescoço e peito, que contrasta com a plumagem branca. Ela permaneceu desaparecida por mais de 50 anos e já era considerada extinta na natureza por muitos pesquisadores, até que, em 1998, foi redescoberta em um fragmento florestal na região serrana do Espírito Santo.

Em 2003, saíra-apunhalada foi registrada em uma área vizinha e desde então vem sendo observada com frequência nesses dois locais.A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save) assegura a conservação das florestas das quais a saíra-apunhalada depende para sobreviver.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente