Participamos do

Combate à fumaça negra no Ceará registra aumento de 67% em 2012

11:53 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgou nesta quarta-feira, 16, o balanço da atuação do Programa de Combate à Fumaça Negra no ano de 2012. Ao todo, 19.862 veículos foram monitorados, representando um aumento de 67% em relação ao ano anterior, com um total de 174 blitze realizadas, 19 a mais que 2011.

A Semace destaca também o percentual de automóveis fora dos padrões considerado de baixo (3,7%), resultando em 738 autos de infração. De acordo com a Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace, setor responsável pelo programa, a região do Cariri é onde se encontra o maior percentual de carros circulando com excesso de fumaça.

O município de Crato, na região do Cariri, foi o campeão em multas, com média de 7,2 por blitz realizada. Entre as cidades com grande frota de ônibus, caminhões, utilitários e pickups, Maracanaú é o município que tem apresentado resultados positivos, com média de três carros por blitz.

A Semace informou que as metas do programa para 2013 é intensificar a atuação no restante do interior cearense, bem como em algumas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Outro ponto a ser posto em prática é a utilização do opacímetro na medição do índice de poluição.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente