PUBLICIDADE
Notícias

Virgílio Augusto Sales Araripe é eleito reitor do IFCE

07:55 | 29/11/2012
NULL
NULL

O professor Virgílio Augusto Sales Araripe foi eleito, nessa quarta-feira (28/11), reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o período de 2013-2016. Faltando apenas uma urna a ser apurada, o candidato obteve 4.727 votos, o equivalente a 40,1% do total válido, considerando o peso paritário entre docentes, técnicos administrativos e alunos.

O resultado da urna não computada, em Juazeiro do Norte, só será conhecido nesta quinta-feira (29), mas não modifica o resultado da eleição. A votação foi realizada em 32 municípios cearenses, onde estão localizados 23 campi do IFCE, além de pólos de educação a distância e do Pronatec. No pleito, 106 urnas eletrônicas cedidas pelo
Tribunal Regional Eleitoral- CE (TRE/CE) foram utilizadas. Dois observadores do Ministério da Educação (MEC) acompanharam o processo durante todo o dia.

Em segundo lugar na votação, ficou o professor Marcelo Marques, com 22,3% dos votos; seguido de João Tavares (5,2%); Bráulio Gomes de Lima (2,3%) e José Valdeci (0,7%). A ata final da eleição será enviada nesta quinta-feira, 29, ao Conselho Superior do IFCE para apreciação e homologação. A posse ocorrerá em janeiro de 2013.

Perfil

Ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Edificações, Virgílio Augusto Sales Araripe é engenheiro civil formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em
Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Professor da instituição desde 1982, já atuou em vários cargos de gestão, entre os quais diretor de Administração e Planejamento, e diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/CE).

Virgílio Augusto Chegou a exercer a função de diretor-geral do Cefet/CE e reitor do IFCE, nos impedimentos legais e eventuais dos respectivos titulares. Desde 2009, ocupava a função de Pró-reitor de Administração e Planejamento, colaborando na expansão da rede federal no Ceará.

Confira a lista dos diretores-gerais de seis campi escolhidos no pleito:

Fortaleza - Moisés Mota, reeleito com 32,7% dos votos
Cedro - Fernando Melo, eleito com 44,3% dos votos
Crato - Eder Cardozo, reeleito com 52,5 votos
Iguatu - Dijauma Honório, eleito com 67,2% dos votos
Maracanaú - Júlio César da Costa Silva, eleito com 56% dos votos

O resultado das eleições para diretor-geral de Juazeiro do Norte só será conhecido nesta quinta-feira (29/11), por conta de um problema técnico na urna da seção 65, onde votavam os servidores técnicos administrativos.

Redação O POVO Online

TAGS