PUBLICIDADE
Notícias

Negociação entre Administração Superior e estudantes de Jornalismo da Terra termina em acordo

17:56 | 20/11/2012
A negociação envolvendo representantes da Universidade Federal do Ceará e estudantes do curso de Jornalismo da Terra da mesma instituição, realizada na tarde desta terça-feira, 20, terminou com acordo entre as partes.

Alunos desse e de outros cursos da Via Campesina ocuparam a Reitoria da Universidade no início da manhã de hoje e reivindicavam audiência com o Reitor Jesualdo Farias, que se encontra em viagem institucional.

Os manifestantes cobravam uma participação efetiva nos processos acadêmicos e administrativos do referido curso, além da garantia de hospedagem, transporte e alimentação por parte da Universidade durante o módulo presencial da formação, atualmente em andamento. Outra pauta era a valorização do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). De acordo com o Professor Nonato Lima, as reivindicações fundamentais foram atendidas e a Reitoria já está sendo desocupada. Nos próximos quinze dias, serão empreendidos esforços para solucionar a pendência financeira relacionada ao módulo presencial anterior, realizado no mês de junho.

Na próxima quarta-feira, 21, pela manhã, os alunos serão transferidos para o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado no bairro São João do Tauape e vinculado ao Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A turma de 47 alunos, provenientes do Ceará e de diversos estados brasileiros, estava até então provisoriamente alojada na Quadra do CEU, no Centro de Humanidades. O Curso de Jornalismo da Terra foi iniciado em 2010, tendo como público-alvo jovens filhos e filhas de assentados do MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Redação O POVO Online

TAGS