PUBLICIDADE
Notícias

Manuel Dias Branco é o bairro com pior desempenho em infraestrutura de Fortaleza, segundo Ipece

Os dados foram divulgados pelo Ipece nesta segunda-feira, com base no Censo 2010

17:01 | 12/11/2012

O bairro Manuel Dias Branco foi considerado o que tem pior desempenho de infraestrutura das condições domiciliares em Fortaleza. Os dados fazem parte do estudo "As Condições Domiciliares dos Bairros", divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta segunda-feira, 12. Os resultados são baseados no Censo de 2010 e analisa os 119 bairros da Capital cearense.

Os bairros Sabiaguaba e Pirambu vêm logo em seguida no ranking de pior desempenho. O Ipece considera que os resultados negativos dos dois primeiros da lista sejam em decorrência da baixa densidade demográfica e o elevado custo fixo para ampliação do acesso à energia elétrica, água, e, especialmente, da coleta de esgoto.

Já a condição do Pirambu, terceiro pior em infraestruruta, foi considerada pelo órgão como "crítica", em relação aos bairros Manuel Dias Branco e Sabiaguaba, em virtude dele ser o bairro com maior aglomerado subnormal (ou seja, ocupações irregulares ou ilegais vivendo com serviços públicos precários) do Ceará e o sétimo maior de todo o país com quase 43 mil pessoas vivendo em condições subnormais, de acordo com o IBGE.

Melhores resultados
Bom Futuro foi o bairro de Fortaleza com o melhor desempenho das condições domiciliares de infraestrutura, segundo o estudo. O rankin segue com a segunda posição da Cidade 2000 e a terceira do Conjunto Ceará I. Segundo o Ipece, observando os valores médios para regionais administrativas de Fortaleza, a SER IV possui o melhor índice médio de infraestrutura domiciliar, acompanhada
pela Regional III.

Indicadores
O estudo analisou indicadores relacionados à proporção de domicílios ligados à rede geral de água, com existência de banheiro de uso exclusivo, com esgotamento sanitário adequado, com presença de energia elétrica e com coleta de lixo realizada por serviço de limpeza.

 

Além disto, foi gerado um índice chamado de Índice Sintético de Condições Domiciliares (ICD), por meio da técnica estatística de análise de componentes principais (MCP), para identificar quais os bairros detêm as melhores e as piores condições, considerando a análise conjunta dos cinco indicadores.

Confira o ranking geral dos bairros com melhor e pior desempenho:
10 maiores desempenhos
Bom Futuro
Cidade 2000
Conjunto Ceará I
Meireles
Cocó
Praia de Iracema
Fátima
Estância (Dionísio Torres)
Varjota
Damas

10 menores desempenhos

Manuel Dias Branco
sabiaguaba
Pirambu
Pedras
Parque Presidente Vargas
Arraial Moura Brasil
Praia do Futuro II
Praia do Futuro I
Siqueira
Ancuri

Redação O POVO Online

TAGS