PUBLICIDADE
Notícias

Cerca de 134 mil pessoas ainda vivem na situação de extrema pobreza em Fortaleza

O valor, segundo o Ipece, corresponde a 5,5% da população que reside na Capital cearense. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 5

16:25 | 05/11/2012
Fortaleza tem cerca de 134 mil pessoas nas condições de extrema pobreza. O valor corresponde a 5,5% da população que reside na Capital cearense. Estes dados foram divulgados nesta segunda-feira, 5, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base no Censo do ano 2010, feito pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fortaleza é a cidade que apresenta o maior contingente de pessoas em extrema pobreza no Ceará, sendo 8,9% do total no Estado. Num montante de 1,5 milhão de pessoas no Estado. Por outro lado, em termos proporcionais, é o menor valor, correspondendo a 5,5% de sua população.

A definição utilizada pelo Banco Mundial de extrema pobreza é quando uma pessoa vive com menos de 1 dólar por dia, ou seja, cerca de R$ 2,03.

Bairros
O resultado do estudo mostra que, em termos de bairros, a maior proporção de miseráveis encontra-se no Manoel Dias Branco, no Conjunto Palmeiras e no Parque Presidente Vargas. Em termos absolutos, no Conjunto Palmeiras há 6,2 mil pessoas nesta condição. Em termos das Regionais, as V e VI apresentam quase 56% do total de pessoas na extrema pobreza em Fortaleza.

Ceará
Um estudo divulgado pelo Ipece no último dia três de outubro mostrou que o Ceará tem cerca de 858,3 mil pessoas em situação de extrema pobreza. De acordo com o órgão, em termos proporcionais, o Estado apresenta o quarto maior índice do País.

Em contrapartida, o Ceará foi o estado brasileiro que apresentou a maior redução de extrema pobreza. Entre os anos de 2006 e 2011, foram 353,6 pessoas que sairam da condição. O estudo revelou também que, em 2006, 15% da população cearense (1,2 milhão) estava na extrema pobreza e em 2011, o total caiu para 858,3 mil, ou seja, 10,4% da população cearense.
Redação O POVO Online

TAGS