PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio atinge reserva de carnaúbas em Maracanaú

13:49 | 03/09/2012

Atualizada às 14h18min

Um incêndio de grandes proporções atinge, neste momento, uma reserva ambiental de carnaúbas localizada no município de Maracanaú. O local é conhecido como Fazenda Raposa. Segundo informações do major Alfredo de Carvalho, do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 11 horas desta segunda-feira, 3.

As chamas atingiram um raio de 4 a 6 quilômetros quadrados. Ainda segundo o major, a reserva é de responsabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Prefeitura de Maracanaú. “As carnaúbas são de uma espécie rara, presentes apenas aqui Ceará e no Canadá”, disse o major ao O POVO Online.

O major Alfredo Carvalho informou ainda que 14 homens atuam no combate às chamas, com o auxílio de quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e de um helicóptero do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A presença de fumaça é intensa, o que dificulta o trabalho dos bombeiros.

De acordo com informações da Prefeitura de Maracanaú, a Fazenda Raposa compreende 147 hectares e está localizada no quilômetro 10 da CE-065. A reserva abriga 17 dos 24 tipos de palmeiras existentes no mundo, possuindo o maior número de espécies do gênero “copernicia” da América Latina. 

Redação O POVO Online

TAGS