PUBLICIDADE
Notícias

Queijo pesando mais de 1 tonelada é produzido em Quixeramobim

O alimento foi fabricado por mais de 12 pessoas e apresentado no 6º FestLeite do município na noite desta quinta-feira

15:01 | 17/08/2012
NULL
NULL

Doze mil litros de leite foram utilizados para preparar o maior queijo coalho do mundo. O laticínio pesa 1.023,3 quilos e mais de 12 pessoas trabalharam em conjunto por 13 horas para prepará-lo. Ele foi produzido para o 6º Festival de Leite (FestLeite) de Quixeramobim, no Sertão Central, que começou nesta quinta-feira, 16, e vai até este sábado, 18.

Segundo os organizadores do evento, para produção do queijo gigante ainda foram utilizados 120 quilos de sal, três litros de coalho e três litros de cloreto de cálcio. O leite foi doado por produtores locais e o alimento foi produzido em uma fábrica de laticínios da cidade.

Depois de pronto, foi necessário uma empilhadeira para conduzir o produto até o palco, na praça pública do município, para ser pesado e apresentado ao público na noite desta quinta-feira, 16. Populares aproveitaram o momento para fazer fotos ao lado do maior queijo coalho do mundo.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

“Esse é um feito memorável dos produtores de leite de Quixeramobim, que, apesar de estarem vivendo a maior seca dos último 50 anos, não se abateram e, mais uma vez, provaram que a união faz a força”, afirmou o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), José Maria Pimenta.

Segundo a Secretaria de Cultura do município, o alimento será distribuído à população ainda nesta sexta-feira, 17. O que sobrar vai ser doado para hospitais e asilos da região.

Histórico
Na primeira edição do FestLeite, em 2007, o queijo produzido chegou aos 350 kg. Desde então, as marcas foram superadas na disputa pelo título de maior queijo do Brasil e do mundo. Em 2008, a peça chegou a 718 kg, ultrapassando o recorde mundial, até então pertencente à Holanda. Em 2009, o queijo gigante alcançou 780 e, em 2010, atingiu 910,5 kg. No ano passado, alcançou a marca de 1.007 kg.

Israel Gomes
Redação O POVO Online

TAGS