PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza ocupa a 41ª posição em pesquisa de saneamento básico no País

Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil

17:07 | 16/08/2012
NULL
NULL

Entre as 100 maiores cidades do Brasil, Fortaleza está na 41º lugar no ranking geral do serviço de saneamento básico. Caucaia e Juazeiro do Norte também aparecem na lista na 65ª e 89ª posições, respecti- vamente. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil e divulgados nesta quinta-feira, 16.

No indicador nível de cobertura de água, Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, ficou entre os piores municípios da lista, com apenas 68,46% da população com acesso ao serviço de abastecimento de água (93º lugar). Vinte municípios do Brasil ficaram entre os melhores na universalização do sistema de tratamento de água, entre eles, São Paulo e Belo Horizonte.

De acordo com a pesquisa, 87,10% da população de Fortaleza e 80,87% de Juazeiro do Norte, no Cariri, têm acesso à água distribuída pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Já na coleta de esgoto adequada, menos da metade da população da Capital dispõe do serviço (48,30%). Na terra do Padre Cícero e em Caucaia a situação ainda é mais preocupante, apenas 26,65% e 22,47% das casas têm o serviço de coleta de esgoto, respectivamente.

Segundo o estudo, nessas 100 cidades vivem 40% dos habitantes do país ou 77 milhões de um total de 191 milhões de pessoas. Quase a metade da população desses municípios não conta com a coleta de esgotos. E cerca de 8 bilhões de litros de fezes, urina e outros dejetos são despejados diariamente nas águas dos córregos, dos rios e do mar.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que tem o objetivo de incentivar uma mobilização nacional para que o País possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. O levantamento refere-se ao ano de 2010 e foi feito em parceria com a empresa GO Associados.

Redação O POVO Online

TAGS