PUBLICIDADE
Notícias

Chesf é acusada de devastar sítios arqueológicos no interior do Estado

Segundo o IPHAN, a compahia não teria realizado o monitoramento arqueológico de maneira correta, gerando dano ao patrimônio ambiental. O MPF quer R$ 2,5 milhões.

18:14 | 23/08/2012

A Compahia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está sendo acusada pelo Ministério Público Federal (MPF-CE) por danos causados ao meio ambiente. A compahia é acusada de devastar 11 sítios arqueológicos situados na área de uma linha de transmissão elétrica entre os municípios de Milagres e Tauá.

"A Chesf não realizou o devido monitoramento arqueológico, gerando dano ao patrimônio ambiental", alega o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo o Instituto, os sítios atingidos são importantes por conter informações sobre a dispersão dos grupos Tupi no território brasileiro. O MPF quer obrigar a Compahia a pagar a quantia de R$ 2,5 milhões com o bjetivo de compensar os danos irreversíveis causados na localidade.

Desde 2007 a Câmara de Vereadores de Tauá faz tentativas para que a Chesf e o IPHAN entrassem em acordo quanto ao valor a ser pago pela Compahia. Devido ao fracasso de um consenso, fez-se necessária a intervenção do Ministério Público.

Redação O POVO Online 

TAGS