PUBLICIDADE
Notícias

Central de Monitoramento será implantada no Terminal do Conjunto Ceará

O serviço permite verificar determinadas ocorrências, localização do veículo, excesso de velocidade, desvio de rota e queima de parada.

15:39 | 23/08/2012
Uma Central de Monitoramento via GPS será instalada, na próxima segunda-feira, 27, no Terminal de Ônibus do Conjunto Ceará. Cerca de 70 mil passageiros utilizam os serviços do Terminal e, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a medida visa intensificar o acompanhamento em tempo real dos ônibus e vans da cidade. Todos os terminais da Capital têm a ferramenta.

O serviço permite verificar determinadas ocorrências, localização do veículo, excesso de velocidade, desvio de rota e queima de parada. Além disso, possibilita tomadas de decisões imediatas como, a permuta de um veículo para outra linha, caso haja uma fila grande de usuários à espera.

Durante esta semana, funcionários foram treinados pelos próprios técnicos do órgão para manejar o sistema. O monitoramento dos veículos deve ser feito diariamente em todos os turnos: manhã, tarde, noite e pela madrugada.

Como funciona
Através de um software de monitoramento, um receptor GPS envia dados sobre posicionamento dos carros para um módulo instalado em cada um dos veículos. Este, por sua vez, envia os dados para servidores localizados nas empresas de ônibus e no Sindiônibus. A Etufor tem acesso às informações através de uma sala de monitoramento instalada na sede do órgão e nos terminais Papicu, Parangaba, Antônio Bezerra, Messejana, Siqueira e Lagoa.

Além dos veículos, alguns locais em vias da cidade, assim como algumas paradas de ônibus, também são pontos de transmissão de informação. Desta forma, todas as condições de operação dos veículos podem ser verificadas imediatamente.
Redação O POVO Online

TAGS