PUBLICIDADE
Notícias

Campanha de multivacinação começa neste sábado com duas novas vacinas

12:48 | 17/08/2012

A campanha nacional de multivacinação para atualização da caderneta vacinal de crianças menores de cinco anos de idade começa em todo o Brasil com o Dia D de Mobilização Nacional, neste sábado, 18. A campanha terá duração de uma semana, indo até o dia 24 de agosto, e oferecerá várias vacinas ao mesmo tempo.

A ação tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal do público infantil, reduzindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas com vacinação e as taxas de abandono do esquema vacinal. Fortaleza haverá 117 postos de vacinação, sendo 92 postos de saúde e 25 minipostos montados em escolas, igrejas, supermercados e associações de bairros, funcionando, no Dia D, das 8h às 17h.

Todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança serão ofertadas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A novidade é que, a partir desta campanha, a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passarão a fazer parte do calendário básico de vacinação da criança.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar, além de todas essas vacinas, 1.242 doses da vacina Pneumocócica 7 Valente, que poderá ser administrada em crianças de um a menores de cinco anos de idade, oferecendo uma proteção extra contra pneumonia, sinusite, otite e outras. Também será oferecido o suplemento de vitamina A para crianças de seis meses a cinco anos de idade. Após o Dia D, os 92 postos de saúde de Fortaleza disponibilizarão as vacinas das 8h30min às 16h30min.

Redação O POVO Online

TAGS