PUBLICIDADE
Notícias

Caminhada com Maria: Prefeitura realiza operações especiais de trânsito, transporte e limpreza,

A Caminhada terá início a partir das 14 horas e, este ano, a expectativa é de que até dois milhões de fiéis participem

13:52 | 14/08/2012

Acontece na próxima quarta-feira, 15, a X Caminhada com Maria, festa que celebra o dia de Nossa Senhora de Assunção. A procissão de 12 quilômetros começa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Nova Assunção, e termina o trajeto na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. A caminhada terá início a partir das 14 horas e, este ano, a expectativa é de que até dois milhões de fiéis participem. Além dos voluntários da Arquidiocese, haverá ainda 10 funcionários da Secretaria Executiva Regional (SER) I organizando a estrutura e os ambulantes.

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) realizou varrição, capinação e pintura de meio fio das ruas e avenidas que vão receber a Caminhada. E durante o evento, a Emlurb disponibilizará, das 7 às 17 horas, 50 homens, acompanhados de quatro caçambas, para fazer a varrição dos trechos. Na quinta-feira (16), das 7 às 14 horas, um total de 60 homens, acompanhados de um compactador e três caçambas, vão garantir a limpeza após o evento. O Departamento de Podas também realizou serviços no percurso, executando os trabalhos nas árvores que estavam precisando de poda.

Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) participará do evento realizando um esquema de trânsito para garantir a segurança dos fieis que participam do percurso. A operação terá início às 7h, com previsão de término às 21h. A AMC disponibilizou um efetivo de 140 agentes para este evento.

A partir das 7h, 20 agentes iniciarão a operação realizando o isolamento do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará. Às 14h, parte do efetivo irá acompanhar uma procissão que sairá do santuário em direção à ponte do Rio Ceará. Às 16h, 120 agentes reforçarão a operação acompanhando a procissão principal, que seguirá até a Catedral Metropolitana, no Centro.

Durante a procissão principal, os dois sentidos da Av. Leste Oeste serão interditados a medida que a população for seguindo em direção ao Centro. A previsão de chegada na Catedral é às 19h,onde será celebrada uma missa. A operação seguirá até às 21h, após a dispersão total do público.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota de ônibus com 70 coletivos extras distribuídos entre os terminais de integração, a partir de 10 horas da manhã até meia-noite.

Além da frota operante, 18 veículos extras no Terminal do Antônio Bezerra, 10 no Terminal da Parangaba, 2 no Conjunto Ceará, 2 no Lagoa e 7 no Siqueira farão a ligação direta dos terminais ao ponto inicial da caminhada, na Av. Leste-Oeste.

No período da noite, a partir das 18h, 28 carros estarão concentrados na Praça da Estação e três na Coração de Jesus, para fazer o percurso do público de volta para casa.

Como parte da programação, as linhas (070) Cuca Barra/Parangaba/Centro e (072) Antônio Bezerra/Parangaba também devem operar de forma especial com aumento no número de veículos e viagens.

Redação O POVO Online

TAGS