PUBLICIDADE
Notícias

Aumento na frota de fumacês amplia controle do mosquito da dengue em Fortaleza

Governo liberou a quantia de R$ 1.093.000 em recursos para aquisição 10 camionetas pick-up da frota de fumacês para ampliar o controle do mosquito da dengue na capital

15:35 | 14/08/2012
A frota de carros fumacê para o controle químico do Aedes aegypti está sendo ampliada. O Governo do Estado autorizou recursos de R$ 1.093.000,00 do orçamento do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) para a aquisição de 10 camionetas pick-up que aumentarão para 29 veículos a frota de carros fumacê da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

De acordo com a Sesa, o aumento da frota deve melhorar as condições de atendimento às demandas dos municípios pela Secretaria de Saúde do Estado. Atualmente, a frota do Ministério da Saúde é composta de 30 veículos que atendentem todos os estados do Nordeste.

Controle do mosquito
O inseticida atinge o mosquito adulto, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

Faça sua parte

Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro das residências. A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de que pelo menos uma vez por semana as famílias façam a limpeza rigorosa em todos os depósitos que acumulam água.

A limpeza das bordas dos depósitos que acumulam água deve ser feita com sabão e escova para eliminar todos os ovos depositados pelo mosquito. Não basta apenas renovar a água.

Se os cuidados na eliminação dos focos não forem permanentes, o ciclo pode se completar (podem virar larvas, pupas e mosquito adulto num período de sete a 10 dias).


Redação O POVO Online

TAGS