PUBLICIDADE
Notícias

TRT nega ao Sindiônibus antecipar julgamento da greve de motoristas e cobradores

14:40 | 22/06/2012

Atualizada às 17h25

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) negou a tutela antecipada ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que pedia que a Justiça considerasse ilegal a greve de motoristas e cobradores de ônibus. O mérito será julgado na próxima quinta-feira, 28. 

A presidente do Tribunal, desembargadora Roseli Alencar, afirmou que suspender a greve por meio de uma decisão unilateral desrespeitaria o direito ao contraditório e à ampla defesa do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará - SINTRO/CE. Segundo ela, o deferimento do pedido de abusividade de grevem feito pelo Sindiônibusm seria “grave ofensa ao devido processo legal”.

De acordo com o TRT, a decisão sobre a legalidade ou não da greve deve ser tomada pelo colegiado de desembargadores do órgão. Com isso, o processo foi anexado ao que será decidido o percentual de reajuste salarial e outras cláusulas econômicas e sociais debatidas na convenção coletiva. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira, 28/6.

 

Por meio de nota, o Sindiônibus disse: "Lamentamos que o Sintro continue praticando atos de violência, cerceando o direito do trabalhador e levando prejuízo a toda a sociedade, em um claro e patente descumprimento da lei". 

 

O Sindiônibus solicitou que a Justiça considerasse abusiva a greve dos motoristas e cobradores de Fortaleza e retorno imediato ao trabalho. O presidente do sindicato, Dimas Barreira, informou ao O POVO Online que o pedido foi encaminhado ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta quinta-feira, 21.

Dimas disse que foram encaminhadas várias “provas materiais” que poderiam caracterizar o movimento como abusivo, como fotos e vídeos de onibus sendo depredados. “Não é mais abuso do direito de greve. É uma ação terrorista que está acontecendo na cidade”, opinou Barreira.

 

Redação O POVO Online

 

TAGS