PUBLICIDADE
Notícias

Policiais cearenses serão treinados com simulador de tiros da UFC

15:15 | 04/06/2012
A Academia de Polícia do Estado do Ceará irá utilizar um simulador de tiros virtual desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para treinar os novos policiais. Segundo a UFC, o simulador de tiros utiliza uma tela de projeção e armas reais. Por isso, o treinamento é mais próximo à realidade.

O equipamento desenvolvido no curso de Computação da universidade e no Instituto UFC Virtual faz uma avaliação de desempenho dos policiais. As ações de cada policial são registradas e, ao final, um relatório é fornecido. "Quando o policial atira, utilizando a arma real, sem bala, é ativado um laser em direção da tela de projeção e o local onde as 'balas' atingiriam fica marcado na tela", explica George Gomes, professor do UFC Virtual.

O simulador já foi apresentado, nos dias 8 e 10 de maio, na 15ª edição da International Security Fair (Exposec), feira internacional de produtos de segurança, realizada em São Paulo. Foi o único produto nacional com a finalidade de simular tiros e avaliar o desempenho de policiais apresentado na feira.

A versão atual do sistema será utilizada pela Academia de Polícia do Estado do Ceará, mas a UFC está trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o equipamento. O projeto será fornecido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Uma parceria com a empresa Fujetic também já foi estabelecida visando à comercialização.

Redação O POVO Online

TAGS