PUBLICIDADE
Notícias

11 motoristas são autuados em blitze de combate à fumaça negra

14:38 | 04/06/2012
Durante blitz de combate à fumaça negra, 11 motoristas foram autuados por emissão de material particulado de escapamento acima do permitido pela legislação. Segundo balanço da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), durante o período de 29 de maio a 1º de junho, foram quatro blitze realizadas e 495 vistoriados. As ações ocorreram nos municípios de Paracuru, Umirim, Ubajara e Sobral.

Todos os autuados receberam uma multa de R$ 1.239,33, pois, durante a medição, foi constatado que o índice de fumaça negra expelido era equivalente a 60% da escala de Ringelmann Reduzido, método utilizado para aferir o grau de poluição. A escala é composta de cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, indicando 20, 40, 60, 80 e 100% de fumaça. As duas primeiras situações são as permitidas por lei.

A Semace diz que, com essas ações, o objetivo é minimizar a poluição atmosférica ocasionad apelos escapamentos dos veículos movidos a diesel que circulam com o motor desregulado. A falta de manutenção nos carros é o fator principal para que a fumaça fique fora dos padrões adequados e acabe poluindo o meio ambiente e até prejudicando a saúde humana.
Redação O POVO Online

TAGS