PUBLICIDADE
Notícias

Um em cada três cearenses adultos possui carteira de motorista

18:08 | 20/05/2012
Para cada grupo de três cearenses com 20 anos ou mais de idade, um possui carteira nacional de habilitação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), até abril, havia 1.346.687 carteiras de motoristas ativas no Estado. O número equivale a 32,73% da população com mais de 20 anos de idade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo dados do Detran-CE, existem mais cearenses habilitados para dirigir automóveis do que pilotos motos. São 634.159 carteiras tipo B (somente carros) e 625.367 carteiras que incluem habilitação em motos. Mas para a pesquisadora de mobilidade humana e professora do campus Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gislene Macedo, a tendência é o número de habilitações para motos superarem às voltadas, exclusivamente, para carros. Isso porque o trânsito mais congestionado incentiva o uso de motocicleta como alternativa para ganhar tempo.

Leia também:
Ceará chega a dois milhões de veículos nas ruas
Cearense dirige mal, afirma pesquisadora
Dirigir é necessidade e não passa tempo

Motos já são maioria
Se o número de habilitação para carros é maior do que para motos, a realidade nas ruas é bem diferente. Segundo o Detran-CE, as motos já superaram, em 2010, o número de automóveis no Ceará. Mas a concentração é no Interior.

Enquanto há 748.567 automóveis em circulação, existem 867.881 motos rodando por aí. São quase 120 mil motocicletas a mais do que carros.

Márcio Teles
marcio.teles@opovo.com.br

TAGS