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Telefonia lidera ranking de reclamações do Procon no Ceará

No primeiro quadrimestre, o Procon recebeu, ao todo, 371 reclamações. As cobranças indevidas ou abusivas das operadoras representaram mais de 30% desse número

17:41 | 18/05/2012

Problemas com cobranças indevidas ou abusivas de operadoras de telefonia foram as principais reclamações dos consumidores cearenses nos quatro primeiros meses do ano. Segundo o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Ceará), foram registradas, ao todo, 114 reclamações desse tipo de janeiro a abril de 2012.

No primeiro quadrimestre, o Procon recebeu, ao todo, 371 reclamações. As cobranças indevidas ou abusivas das operadoras representaram mais de 30% desse número.

Das quatro empresas apontadas no relatório do Procon, a Oi Móvel foi a operadora com o maior número de reclamações recebidas. Ao todo, foram 49 registros. A empresa também lidera no total de reclamações no período com 64 registros. Além das queixas de cobranças indevidas, a empresa também desagradou pelo menos um cliente em se tratando de rescisão de contrato, desbloqueio de aparelho, acesso a serviços e qualidade, além de outras reclamações.

Outra empresa de telefonia que também gerou bastante reclamações foi a Telemar Norte (Oi Fixo). Foram 47 reclamações durante os quatro primeiros meses do ano, sendo 33 por cobranças indevidas. Nas duas empresas, também há destaque quando se trata de venda ou oferta de serviços em publicidade enganosa. A Oi Móvel teve oito reclamações desse tipo no período. Somente uma a menos que a Oi Fixo, com nove queixas.

As outras duas operadoras alvos de reclamações dos consumidores foram Embratel e Tim Celular, ambas com 21 registros.

Procurada pelo O POVO Online, a Oi informou que fez grandes investimentos para se adequar e cumprir as normas estabelecidas no decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). "A companhia também assumiu compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de interação colaborativa e tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços. Entre os anos de 2010 e 2011, a Oi registrou queda de 15,7% nos atendimentos nos Procons de todo o país filiados ao Sindec/DPDC", disse em comunicado.

Sobre o que teria motivado as reclamações sobre cobranças indevidas, a empresa nada declarou.

Márcio Teles
marcio.teles@opovo.com.br

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