PUBLICIDADE
Notícias

O POVO estreia a reportagem-Instagram

Série "No sinal tem circo", que narra histórias de palhaços e artistas circenses que ganham a vida nos sinais de trânsito de Fortaleza, inaugura novo formato de narrativa jornalística no O POVO

16:46 | 29/05/2012
NULL
NULL

Repórteres do O POVO acabam de criar na rede social de imagens Instagram um espaço para a prática do jornalismo: a reportagem-Instagram. São matérias geradas a partir do clique de imagens que desenham as cidades e suas práticas de convivência. São narrativas fotográficas e textuais sobre personagens ou situações, aparentemente banais, que constroem a humanidade das ruas de Fortaleza ou qualquer outro lugar por onde um repórter esteja passando.

No sinal tem circo é a série de estreia, publicada desde o último sábado e que pode ser compartilhada no Instagram no endereço @demitritulio, @fatimasudario ou @c71r. Na primeira parte da reportagem, com 11 fotos e textos, a história dos artistas mambembes Rudá Nóbrega, 21; Hermes Caldeiras, 25; e Pimenta, 46, que transformaram a esquina das avenidas Engenheiro Santana Júnior com Antônio Sales em palco.

As apresentações dos palhaços acontecem enquanto dura o tempo de um sinal vermelho. O asfalto é transformado em picadeiro e a plateia que está nos carros, motos, caminhões ou ônibus assiste aos três clowns paraenses no jogo de malabares, nos monociclos ou andando em pernas-de-pau.

Na reportagem-Instagram, a Trupe Pororoca revela que está na estrada há mais de um mês. Naturais de Alter do Chão, vila ribeirinha do Tapajós em Santarém (Pará), os mambembes queriam se apresentar em Fortaleza. Antes disso, passaram por Altamira (PA), Marabá (PA), São Luis (MA) e Parnaíba (PI). Na capital cearense, além dos espetáculos no asfalto, produziram oficinas de circo para 50 crianças nas Dunas do Sandra´s, no Mucuripe.

Rudá e Hermes se tornaram circenses depois que o Projeto Carequinha, da Fundação Nacional de Arte (Funarte), passou com oficinas e bolsa de estudos por Alter do Chão há quatro anos. Já Pimenta, o mais veterano da Trupe Pororoca, é filho de ex-donos de circo que atuavam na zona ribeirinha do Tapajós.

Confira na primeira reportagem-Instagram, assinada pelo repórter Demitri Túlio do O POVO, a história da Trupe Pororoca. Narrativa em imagens e textos produzidos e tratados digitalmente a partir do telefone celular. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Reportagens Especiais do O POVO.

Veja fotogaleria dos artistas nos sinais.

Serviço:
#reportagem-Instagram: “No Sinal tem circo”.
Endereço no Instagram: @demitritulio, @fatimasudario, @c71r

O quê
Entenda a notícia
A reportagem-Instagram é pioneira no uso da rede social de compartilhamento de imagens a serviço da narrativa jornalística. Constitui-se de séries de matérias e ensaios fotográficos sobre temas diversos, que revelam histórias urbanas, muitas vezes despercebidas sob nosso olhar acomodado. No sinal tem circo, sobre os artistas que se apresentam nos cruzamentos enquanto os semáforos estão vermelhos, é a primeira delas.

 

 

Demitri Túlio

TAGS