PUBLICIDADE
Notícias

Novo edital de obras da mobilidade urbana sai até o próximo dia 15, garante Prefeitura

09:40 | 30/05/2012

Até o próximo dia 15 sai novo edital das obras de mobilidade urbana de Fortaleza e que prometem ser um dos legados positivos da Copa 2014. Quem garante é o coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa.
As obras foram abandonadas pela construtora Delta, envolvida no escândalo do contraventor Carlinhos Cachoeira. Assista ao vídeo.

[VIDEO1]

Tema do dia

O tema do dia do Grupo de Comunicação O POVO desta terça-feira, 29, será o andamento das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

Ao longo do dia, as mídias do grupo – rádio O POVO/CBN, jornal O POVO, portal O POVO Online e TV O POVO – vão mostrar que três anos após a confirmação de Fortaleza como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2017, pouca coisa saiu do papel.

Mês passado, O POVO mostrou que é crítica a situação de Fortaleza com relação às obras de mobilidade urbana/transportes com vistas à Copa 2014. Relatório formulado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara Federal indica morosidade na execução dos projetos.

O documento toma como base dados levantados pela Controladoria Geral da União (CGU), Ministério dos Esportes e Ministério das Cidades. As estatísticas são referentes ao mês de fevereiro.

O relatório da CDU apontou Fortaleza como a cidade com o pior perfil, se considerada apenas a quantidade de projetos. Dos seis, nenhum foi contratado nem executado. Quatro obras são de responsabilidade da Prefeitura e duas do Governo do Estado. Ambas as administrações negam a gravidade do quadro.

Tema do Dia no O POVO

O coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, e o secretário Ferrúcio Feitosa, falaram sobre o assunto na rádio O POVO/CBN. Confira os áudios nos links abaixo.

Daniel Lustosa

 [VIDEO2]

Ferrúcio Feitosa

 [VIDEO3]

Responsabilidades
À gestão municipal, cabe implementar corredores exclusivos de transporte público nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Dedé Brasil, além de viabilizar o fluxo Via Expressa-avenida Raul Barbosa.

Já o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos ligando a Parangaba ao Mucuripe e a criação das estações Padre Cícero e Montese estão sob a competência do Estado.

As seis ações são cotadas em R$ 562 milhões. Para a comissão da Câmara, todas estão atrasadas em termos de execução. Quase todas em 11 meses. O caso mais leve (as estações) está nove meses fora do cronograma. As gestões asseguram que tudo está conforme o previsto ou acordado com o Governo Federal.

Redação O POVO Online

TAGS