PUBLICIDADE
Notícias

Notícias das batalhas chegam ao Ceará e angustiam população

07:00 | 22/05/2012
NULL
NULL

Após a chegada do navio brasileiro bombardeado pelos alemães, o clima no Ceará já não estava tão tranquilo. O medo de entrar na II Guerra Mundial deixava as cozinhas das casas para chegar às calçadas. E as notícias que chegavam pela imprensa alimentavam o receio.

No dia 29 de maio de 1942, O POVO estampou uma notícia que aqueceu ainda mais os comentários nas rodas sociais. "Emissoras e espiões do Eixo detidos no Estado do Rio", manchetava O POVO. A matéria dava conta de uma diligência da polícia que culminou com a localização "de poderosíssimas estações radiotransmissoras clandestinas a serviço do Eixo, no bairro da Penha, e a detenção de dois perigosos espiões nazistas, além de esclarecer devidamente a identidade do experimentado sabotador e espião Ernest Rubert Mathews".

Leia também:
Batismo de fogo do Brasil completa 70 anos após navio atracar em Fortaleza

Avião parte de Fortaleza para disparar primeira bomba brasileira na guerra
Ceará foi estratégico para americanos e brasileiros
Americanos incentivaram o Brasil
O que foi a guerra que dividiu o mundo

Enquanto viam os americanos construírem uma base em Fortaleza, os fortalezenses liam manchetes como "Reforçadas as defesas em Berlim", "Ataque sério de Rommel" e "Em verdadeiro pânico os alemães da Noruega".

A angústia da população se refletia nos jornais. Em uma nota do O POVO, fala-se em "dever de patriotismo aumentar nossos efetivos no ar". O que a população queria era evitar que a guerra chegasse ao continente. A importância da força aérea aumentava a cada dia. "Honra aos nossos bravos aviadores! Para eles, a gratidão e a simpatia de todos os brasileiros", finalizava a nota.

TAGS