PUBLICIDADE
Notícias

Investimentos no Nordeste são pauta de encontro entre governadores, BID e BNB

08:16 | 18/05/2012
Os nove governadores do Nordeste se reúnem nesta sexta-feira, 18, no Palácio da Abolição, com os presidentes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago. Na pauta, investimento investimentos para a Região.

"Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios", começa às 13h30min. A definição da agenda aconteceu por iniciativa do governador Cid Gomes, no mês passado, quando aconteceu em Washington (EUA), um seminário sobre oportunidades na Região Nordeste.

Durante a reunião, o Banco do Nordeste vai apresentar aos governadores da Região o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), voltado para mitigar gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos, e aumentar as exportações. O programa é desenvolvido em parceria com o BID, e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os Estados.

Segundo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Prodepro Nordeste será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas, como a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e as empresas que nelas se instalarem.

O Programa também financiará a preparação da modelagem de projetos para Concessão, Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou mesmo os projetos básicos e executivos das obras públicas.

Atualmente, o Ceará é o principal parcerio do BID no Brasil, com R$ 760 milhões voltados para programas de desenvolvimento.
Redação O POVO Online

TAGS