PUBLICIDADE
Notícias

Governo lança programa de assistência aos dependentes químicos do sistema penitenciário

10:49 | 23/05/2012

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) lança nesta quarta-feira, 23, às 14 horas, um programa de assistência aos dependentes químicos do sistema penitenciário. O lançamento do Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad) faz parte da programação do V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará.

Em recente amostragem do Núcleo de Saúde (Nusau) que atua no sistema penitenciário, a Sejus teve acesso a dados que apontam que 60% dos presos cearenses declararam ter sido usuário (pelo menos uma vez) de algum tipo de droga ilícita.

A identificação desse grupo com maior vulnerabilidade ao uso de drogas permitiu a criação de uma intervenção específica que viesse somar esforços com as equipes que já atuam na sociedade, em ampla campanha de enfrentamento ao uso de drogas no sistema. Os presos cearenses receberão uma cartilha do Pacad para cuidados e com teste de verificação do grau de dependência química para auxiliar o tratamento.

Segundo a Sejus, o Pacad é uma experiência inovadora no País e visa dar suporte às equipes de saúde dentre das unidades penitenciárias, bem como articular parcerias com a rede de CAPS AD e demais instituições de assistência aos dependentes químicos para o atendimento e assistência aos presos e aos seus familiares.

O programa terá uma equipe itinerante formada por psiquiatra, assistente social, psicólogo e enfermeiro que visitarão às penitenciárias para auxiliar os trabalhos de prevenção e enfrentamento à drogadicção.

Evento

O V Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários do Ceará é realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, com apoio do Ministério da Justiça e do Ministério da Saúde. O evento acontece de 23 a 25 de maio, no Hotel Mareiro, e reúne duzentas pessoas.

Redação O POVO Online

TAGS