PUBLICIDADE
Notícias

Funceme, Hospital Geral e universidades cearenses estão sem acesso à internet

Segundo o escritório estadual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) não há previsão para o restabelecimento dos serviços. Estão com problemas de conexão a UFC, Uece, Unilab, IFCE, Funceme, Hospital Geral de Fortaleza e Instituto do Câncer do Ceará

15:43 | 29/05/2012
NULL
NULL

Atualizada às 20h50

Dezenove instituições públicas e privadas cearenses tiveram problemas no acesso à Internet desde a manhã desta terça-feira, 29, devido a uma pane elétrica no bloco da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O problema, no entanto, já foi resolvido e o acesso já está normalizado.


Segundo O POVO Online apurou, as máquinas responsáveis pelo roteamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que estão localizadas no bloco, tiveram de ser desligadas por motivo de segurança.

No perfil do Facebook da RNP-CE, foi postada uma mensagem, via dispositivo móvel, comunicando uma falha dupla no backboune (link central) da operadora, que no caso é a própria RNP. A instituição não especificou quais seriam essas falhas.

A Rede Nacional de Pesquisa fornece infraestrutura avançada de Internet para fins acadêmicos, sendo financiada pelos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. Além das Universidades Federal e Estadual, fazem parte da rede instituições como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

O braço acadêmico da rede GigaFor, parceria da Prefeitura de Fortaleza com os Governos Estadual e Federal, também utiliza o link da RNP e enfrenta as mesmas dificuldades.

Filipe Queiroga
Especial para O POVO Online

redacaoportal@opovo.com.br 

TAGS