PUBLICIDADE
Notícias

Ceará ainda não vacinou 60% da população alvo

18:18 | 21/05/2012
A quatro dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe, 60% da população alvo no Ceará ainda não procuraram os postos de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, até a manhã desta segunda-feira, 21, foram vacinadas 534.125 pessoas, o que representa 40,7% de cobertura.

A campanha de vacinação termina nesta sexta-feira, 25, com a meta de vacinar 80% do público-alvo, entre idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.

Em todo o País, o número de doses aplicadas chegou a 13,5 milhões, o que representa 44,87% dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, faz um apelo para que as pessoas tomem a vacina nesta reta final da campanha. “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre duas e três semanas, após a vacinação.

A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

5ª morte confirmada no Ceará

O hospital São José confirmou, nesta segunda-feira, a quinta morte no Ceará por gripe A. O óbito ocorreu na sexta-feira, 18, após a paciente procurar o hospital com um quadro avançado da doença. A paciente ficou internada, mas faleceu.

Redação O POVO Online

TAGS