PUBLICIDADE
Notícias

Campanha pretende vacinar pelo menos 80% de crianças menores de dois anos contra gripe

08:52 | 04/05/2012

Para reduzir mortalidade, complicações e internações por infecções pelo vírus da influenza, começa neste sábado, 5, o período de vacinação contra gripe no Ceará. A Secretaria de Saúde do Ceará, (Sesa) diz que a meta é imunizar o mínimo de 80% das crianças menores de dois anos, trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimentos contra gripe, gestantes indígenas e idosos a partir de 60 anos, que no Ceará somam 1.312.787 habitantes.

As secretarias municipais de saúde mobilizarão 27.080 pessoas e 2.002 veículos no sábado, dia D da vacinação. Funcionarão 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, fazendo a vacinação em domicílio de pessoas acamadas.

Durante a campanha, serão também oferecidas a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano.

A Sesa diz ainda que estudos demonstram que a vacinação contra influenza pode reduzir de 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode-se reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população alvo da campanha será imunizada com a vacina trivalente, que protege contra influenza B (gripe sazonal), influenza A (H3N2) e influenza A (H1N1).

A vacinação é anual devido à característica mutante dos vírus da influenza, que apresentam diversidade a cada ano. A vacinação de mulheres grávidas contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional. A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente.

O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas, embora em idosos os níveis de anticorpos possam ser menores. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente 1 ano, motivo pelo qual a vacinação é anual.

Redação O POVO Online 

TAGS