PUBLICIDADE
Notícias

Ações visam captar doadores de sangue no Ceará

14:40 | 14/05/2012

O número de casos de dengue no Ceará tem aumentado, já passando de 4 mil registros, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em decorrência deste cenário, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) sente uma interferência direta em seu estoque de sangue. Desde a manhã desta segunda-feira, 14, até terça-feira, 15, acontece uma ação na Praça do Ferreira para captar um maior número de doadores de sangue.

Além disto, entre 8h e 16h, os interessados também poderão retirar de um painel disponível no local, cartões com o seu tipo sanguíneo. O bilhete terá informações acerca da doação de sangue e poderá ser utilizado como identificação do seu fator RH nos casos de emergência, para isso, basta levá-lo sempre consigo.

Segundo o Hemoce, a ação irá se estender para o restante do ano, através das redes sociais. Todos os meses, o hemocentro ao lado da Prosa Ideias Interativas realizará novas ações.

Déficit
Atualmente, o banco de sangue do Hemoce está com déficit nos tipos sanguíneos A%2b e O%2b, tipos considerados comuns entre a população e, por consequência, muito utilizados.

Para doar, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal.

Para isto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento o qual deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).

#DoeSangue

Há alguns dias, pessoas têm trocado a foto de perfil pela imagem do tipo sanguíneo. A mudança acontece em decorrência de uma campanha do Hemoce, para incentivar a doação de sangue.

Redação O POVO Online

TAGS