PUBLICIDADE
Notícias

Seis em cada dez cearenses se dizem solteiros

Segundo o IBGE, existem 4,2 milhões de pessoas solteiras no Ceará. A cidade com a maior concentração de solitários no Estado é Viçosa do Ceará, com índice de 76%

17:10 | 27/04/2012
Se você está só e para onde olha só encontra casais, precisa redirecionar seu olhar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59,3% dos cearenses se declaram solteiros. São, praticamente, seis pessoas sozinhas para cada grupo de dez. Os dados se referem ao Censo 2010 divulgado nesta sexta-feira, 27. Para o levantamento, o IBGE une, pelo menos na planilha, homens e mulheres. Somados, os solitários cearenses chegam a 4,2 milhões de pessoas.

De modo proporcional, a concentração de solteiros no Ceará é maior do que no Brasil. Segundo o IBGE, enquanto aqui o grupo da "mesa para um" representa 59,3% da população, no Brasil a relação é menor: 55,34%. Em números, é muita gente sozinha nesse país: 89 milhões.

Se houvesse uma festa para comemorar um ranking nacional, o Ceará seria o 13ª estado brasileiro a receber o convite. Somente um exibível, claro. Se o Ceará fosse em um grupo de estados nordestinos, entraríamos depois do Maranhão, estado com maior percentual dessa população (66%) na Região.

Os estados com maior concentração de solteiros são Amapá (76%), Amazonas (71%), Pará (70%), Roraima (69%) e Acre (68%), todos da região Norte. A menor concentração é no Paraná, onde a população solteira corresponde a 47,9% do total.

Quer casar, vai para Viçosa
Se o Ceará já concentra uma grande população solteira, Viçosa do Ceará, 365,8 KM de Fortaleza, é a terra para quem procura pretendente. Lá, 76% da população se declaram solteira. São quase 34 mil pessoas sozinhas. Em Fortaleza, onde há 1,2 milhão de solteiros, a concentração é de 58%. A capital é a sexta cidade do Estado nessa relação.

Por ordem, ocupam as posições intermediárias Camocim (73%), Pacujá (72,5%), Sobral (72,09%) e Graça (70,9%).

Márcio Teles
marcio.teles@opovo.com.br

TAGS