PUBLICIDADE
Notícias

Professores da UFC se reúnem em assembleia na próxima quarta-feira

11:58 | 24/04/2012

Os professores da Universidade Federal do Ceará se reúnem em assembleia na manhã da próxima quarta-feira, 25, às 10 horas, no auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici). Segundo informações do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc), a data será o marco de mobilização e protesto dos docentes das Instituições Federais de Ensino em todo o Brasil. A categoria reivindica aumento do piso salarial, atualmente R$ 1.034,59, reajuste do auxílio-alimentação e valorização da carreira.

Para a Adufc, os salários dos professores das universidades vêm sofrendo crescente desvalorização e não condizem com o papel reservado ao professor como suporte básico para o desenvolvimento educacional científico, tecnológico e cultural do país, âncoras fundamentais para o crescimento econômico sustentável tão defendido pelo Governo.

Na assembleia, também serão discutidos outros temas que geraram polêmica junto aos docentes e suas representações sindicais: a mudança de cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade sem negociação com as representações dos servidores; o atraso da incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) e Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (GEDBT), acordados para vigorar a parti r de 1º de março de 2012 (PL 2203, o mesmo do reajuste de 4%); e a inclusão nos Projetos de Lei de itens sem debate ou negociação com as representações dos servidores.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o diálogo com os representantes dos servidores é constante. As reivindicações estão sendo analisadas pelo secretário de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça, que na próxima terça-feira (24) se reunirá com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Redação O POVO Online e Agência Brasil

TAGS