PUBLICIDADE
Notícias

Operários que trabalham na reforma do Castelão realizam assembleia

20:30 | 09/04/2012
Os operários da construção civil que estão trabalhando nas obras de reforma do estádio Castelão para a Copa do Mundo 2014 realizam, nesta terça-feira, 10, uma assembleia geral extraordinária, 6 horas, para apresentar a proposta patronal.

A assembleia está sendo organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Ceará (Sintepav-CE) e deve ocorrer no canteiro de obras do Castelão.

No último dia 3, cerca de 1.200 operários que trabalham nas obras do estádio Castelão para a Copa 2014 entraram em estado de greve. De acordo com o Sintepav-CE, os trabalhadores paralisaram as obras em decorrência do descumprimento de um acordo coletivo realizado em abril de 2011.

Durante assembleia realizada pelo sindicato em fevereiro de 2012, os funcionários relataram irregularidades nas empresas do consórcio Arena Multiuso Castelão. Segundo o sindicato, foi feito um aditivo ao acordo coletivo do ano passado, que incluiu as empresas subcontratadas.

A categoria informou que essas empresas subcontradas não estão pagando o salário estabelecido no acordo com o consórcio e os trabalhadores também não estariam recebendo valor adicional pela hora extra. O presidente do Sintepav, Raimundo Nonato Gomes, e uma comissão de trabalhadores estão no local. Uma nova assembleia está marcada para o dia 16 de abril.

O consórcio
Em nota divulgada pelo Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, os construtores afirmam que a pauta de reivindicações apresentada pelo Sintepav estava sendo negociada.

O consórcio acredita que a greve é o último recurso a ser aplicado durante uma negociação e a situação está sendo avaliada pela diretoria das empresas. Eles se colocaram à disposição para negociar com os trabalhadores para chegar a um acordo que favoreça a todos.

A Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) informou que está acompanhando todo o processo e mantém o compromisso do Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, para a entrega do estádio em dezembro de 2012.

Redação O POVO Online

TAGS