PUBLICIDADE
Notícias

Licitação para obras do aterro sanitário consorciado do Cariri deve ocorrer este ano

18:52 | 24/04/2012

A licitação para as obras do aterro sanitário consorciado do Cariri deve acontecer até o segundo semestre deste ano, segundo informa a Secretaria das Cidades do Ceará. O projeto executivo de implantação do aterro está sendo concluído pela Secretaria das Cidades.

 

A área em estudo, de aproximadamente 100 hectares, fica situada na divisa dos municípios de Caririaçu e Juazeiro do Norte. Os estudos para implantação do aterro tiveram início em 2009 e foram analisadas 17 áreas em diversos municípios da região.

O aterro deve atender aos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O investimento é de aproximadamente R$ 13 milhões, oriundos do financiamento do Governo do Estado com o BIRD, e Governo Federal, por meio da Funasa.

Os estudos ambientais da área devem ser encaminhados para a Semace. Enquanto aguarda aprovação, serão feitos os planos de fechamentos dos lixões existentes, revisão do plano de gestão, planos de operação, monitoramento e recuperação das áreas, entre outros.

A previsão de conclusão do projeto executivo é no próximo mês de julho. Também estão sendo realizados estudos arqueológicos e etnohistórico exigidos pelo Iphan, além de estudo aviário exigido pela aeronáutica.

Até 2014, os lixões devem ser substituídos por aterros sanitários, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, são 284 lixões e oito aterros sanitários. O Estado tenta se readequar por meio dos consórcios. O desafio para o Ceará é grande.

Redação O POVO Online

TAGS