PUBLICIDADE
Notícias

Ipece prevê aumento na safra de grãos em 2012, mesmo com pouca chuva

16:04 | 11/04/2012

Mesmo com poucas chuvas registradas este ano, a perspectiva é de que haja aumento na safra agrícola (grãos) no Estado. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a probabilidade é de que a safra seja 12,6% superior ao maior resultado de 2011, como estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo o estudo, a produção de frutas, contabilizando o que é mensurado em toneladas, apresenta uma perspectiva de aumento na produção de 9,9%, com ênfase para a castanha de caju, cujo crescimento esperado na produção é de 51,1%. Além disso, espera-se, também, que a produção de melão cresça em torno de 42,0%, bem como a de melancia, com incremento esperado de 13%. 

Esses aumentos são explicados, principalmente, pela incorporação de novas áreas produtivas. Algumas culturas, entretanto, apresentaram redução na estimativa de produção, como é o caso da uva, com queda de 7,2% em relação a 2011. Em relação aos frutos medidos em mil unidades, o coco da baía apresenta crescimento de 3,2% e o abacaxi , com 2,0%.

Redação O POVO Online

TAGS