Duas calçadas de Fortaleza estão entre as melhores do País
Entre doze capitais brasileiras, Fortaleza é a que teve o melhor desempenho analisado na acessibilidade das calçadas. O dado é resultado do Levantamento Calçadas do Brasil feito pelo portal Mobilize Brasil. De acordo com o levantamento, a Avenida Bezerra de Menezes e a Avenida Domingos Olímpio estão entre as dez melhores do País.
Os critérios utilizados para o ranking foi escolher ruas e áreas com alta circulação de pedestres, como estações de transportes, proximidades de hospitais e ruas comerciais. A áreas analisadas são de urbanização antiga, superior a 50 anos e já passaram por processos de renovação de infraestrutura, como a Bezerra de Menezes e a Domingos Olímpios, que foram entregues após passarem pelas obras do Transfor.
Na capital cearense, os pontos analisados foram: avenida Beira Mar, Praia de Iracema, Centro de Fortaleza, avenida Bezerra de Menezes, avenida Domingos Olímpio e avenida Washington Soares. Os bairros mais periféricos, no entanto, ficaram de fora da pesquisa.
Porém, na análise do Mobilize, nenhuma das cidades que passaram pela avaliação pode ser considerada exemplar no quesito calçada. Segundo o portal: "em todas elas [cidades] são comuns problemas como buracos, imperfeições nos pavimentos, remendos provocados por serviços de concecionárias falta de rampas de acessibilidade, degraus e obstáculos que impedem a livre circulação de pedestres e cadeirantes"
Uma certa disparidade entre bairros e regiões é mostradada pelos resultados nas doze cidades avalidas. Em Fortaleza, algumas vias tiveram nota média acima de 9, como a avenida Bezerra de Menezes, enquanto o Centro da cidade ficou com um baixo desempenho, 5,38. A nota oito é considerada a mínima para que uma calçada possa ser considerada de boa qualidade.
As pontuações das demais cidades analisadas foram: Belo Horizonte com 7.05, Brasília com 5.98, Curitiba com 6.83, Goiânia com 6.13, Manaus com 3.60, Natal com 5.08, Porto Alegre com 6.60, Recife com 4.95, Rio de Janeiro com 4.5, Salvador com 4.61, São Paulo com 6.32.
Padronização de calçadas
A Prefeitura de Fortaleza prevê a padronização das calçadas da capital, por meio do Programa de Transporte Urbano (Transfor). Segundo o programa, 164 quilômetros de calçadas serão padronizadas. Outras vias devem receber a ação paulatinamente.
O Transfor informa que está implantando calçadas com a largura adequada, sem desníveis, adequando os estacionamentos irregulares, para que estas se tornem acessíveis. Para tanto, o programa se baseia na Lei do Uso e da Ocupação do Solo, no Código de Obras e Posturas do Município de Fortaleza e nas Leis Federais que regem sobre o
O programa já fez intervenções em vias como Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Justiniano de Serpa, Jovita Feitosa e Mister Hull.
Denuncie ocupação irregular em calçadas
Camila Holanda
camilaholanda@opovo.com.br